O titulo vem da Palestra proferida pelo Santanense JUREMIR MACHADO DA SILVA, sobre a Identidade Fronteiriça do nosso povo. O restante do texto abaixo é de autoria do escriba desse Blog, Rubem Baz, que diz mais ou menos o seguinte:
Terra de guerreiros e de guerras! Brancos contra Índios. Charruas e Minuanos contra Luzitanos. Espanhóis contra Portugueses. Castelhanos contra Brasilianos. Farrapos contra Imperiais. Federalistas contra Republicanos. Combates dos campos do Sarandi, do Topador, dos campos do Carcávio, da Sociedade, Campo Osório, da Conceição e muitos outros. Santanenses, outra vez os espíritos dos antepassados guerreiros estão nos chamando para a luta, para o combate. Combates esses aos quais sempre fomos, com um sorriso indisfarçável, num misto diabólico, de prazer e medo.
Essa é a terra de Jacinto Guedes da Luz, David Canabarro, Honório Lemes, João Francisco Pereira de Souza, José Antonio Flores da Cunha, Carlos Varela, Ivo Caggiani, Paixão Cortez, Juremir Machado da Silva e muitos outros mais.
A nossa Historia é única em exemplos de lutas e coragem. Como Jacinto Guedes da Luz, o gaúcho que nunca se rendeu. Jamais aceitou a paz de Ponche Verde, e se foi, Uruguay adentro, afirmando: “morro seco, mas não me entrego.” Pois será daqui, desse torrão de guerreiros, que haveremos de dar o primeiro tiro com uma grande arma: o Voto. Nessa eleição daremos nossa resposta para aqueles que pensam apenas nos usar para conquistarem seus objetivos pessoais. E marcaremos a fundação de um Partido nascido aqui, com uma grande missão: mudar a Historia do nosso país. Quem é do ALFA vota em Branco! Até a Vitória, Gaúchos e Gaúchas de Sant’Ana do Livramento!
http://www.partidoalfa.org.br/
Concordo com todos menos com David Canabarro que além de não ser de Livramento traiu os Lanceiros Negros em Porongos em conluio com Caxias segundo farta documentação existente.
ResponderExcluirMas, tche, o que tu tá cavocando ai um ano atras? Concordo contigo. Os Farrapos erraram várias vezes e seguramente Porongos foi uma delas, pois se tivessem dado a Liberdade aos negros, ajuntariam no Cone Sul milhares de soldados que com certeza ganhariam a guerra. Mas a luz da História as coisas acabam assumindo um outro contorno. Pense nisso. Até porque não podemos mudar o que passou mas podemos fazer a diferença agora.
ResponderExcluir