sexta-feira, 22 de abril de 2011

BRASILIA

Getulio já havia sentido a pressão direta da Intentona comunista quando invadiram o Palácio do Catete e tentaram matá-lo, juntamente com a família. Mas em 1935 Getulio ainda encarava os inimigos de frente. Infelizmente, após dominá-los, não tinha o saudável hábito de fuzilar os golpistas, como requer o manual do politico autoritário. Getulio, que era autoritário, sempre soube disfarçar bem essa caracteristica, poupando seus inimigos. Talvez essa seja uma das razões dos militares, uma vez com o poder total, não haverem colocado no paredão os comunistas de 66/74, justamente para se manterem com o poder. Mas Juscelino não soube manter a posição sob pressão, ainda que fosse da UNE, de estudantes desarmados e teve o "sonho" da capital protegida, bem no meio do Brasil. Conversa de mineiro, pois na verdade Juscelino sabia muito bem que lá, no meio do nada, as pressões dos populares, do povo, das massas, contra o governo iria desaparecer, como de fato desapareceram. Hoje, só "alugando" manifestantes em Brasilia e mesmo assim, não haverá aquela onda humana, com aquele calor e entusiasmo que se espera de alguem em uma justa manifestação, tanto de direito como de fato. Podemos afirmar sem a menor sombra de dúvidas que Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurou, junto com Brasilia, a morte das justas manifestações, inclusive a sua própria de retornar triunfalmente ao poder, de forma democratica, em 1966. Provou do seu próprio veneno. E hoje temos isso ai, a Fábrica do dinheiro sujo do Brasil, onde tudo tem que ser atraves de um Projeto, encaminhado por um prefeito ou um governador, que será defendido por um deputado ou senador, que será aprovado ou reprovado por um grupo do governo, da Casa Civil mais especificamente, e que depois das voltas e mais voltas que o Projeto der haverá o pagamento em cascata de comissões "pf", por fora, até a conclusão da obra ou seja lá o que for, inclusive com a indicação da empresa "vencedora" da licitação da obra, resultando em aplicação do 50% ou menos do inicialmente previsto. Isso é Brasilia. Pelo menos um fato nos consola: Juscelino, voce que criou essa merda toda tambem foi vitima dela, pois não havia ninguem para reclamar teus direitos. Não vou nem falar da Arquitetura planejada, uma cópia fiel dos pombais soviéticos, pois esse caso merece um post a parte.

2 comentários:

  1. É bem verdade que "in$uflado" por um certo partido politico, os estudantes de Brasilia se posicionaram contra o riquinho Collor e o derrubaram. Mas o chefe desse mesmo partido tratou de comprar a UNE, com 40 milhões, justamente para que não houvessem manifestações nas ruas quando da roubalheira do Mensalão. Elles sabem que o povo na rua tem mais poder que um Exército. E para que isso não ocorra, Brasilia é perfeita, longas distâncias, com grandes espaços vazios que não podem ser percorridos a pé. Niemayer seguiu a ordem do Chefe direto dele.

    ResponderExcluir
  2. Hoje, em Brasilia, para fazer uma MANIFESTAÇÃO de respeito, só montado em Urutu e Cascavel. Como já fizeram uns tempos atras. Quem sabe não ocorre de novo? Por que a pouca vergonha está liberada. E a inflação voltou.

    ResponderExcluir