quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O ATRASO

"O Socialismo é a filosofia  do fracasso, a crença na ignorância, a pregação da inveja. Seu defeito inerente é a distribuição igualitária da miséria". Winston Churchill.

Recentemente, analisando um debate entre um Radialista e um catedrático universitário, escrevi sob o título "Do que Livramento precisa?". Lá, naquele escrito, verberei aos 24 anos de atraso que essa cidade vem enfrentando, para não falar de coisas piores. A pouco, pela manhã, ouvia uma eminência, creio, porque deve ser assim que o tal cidadão se sinta, Eminência Radialista, em que esse assim se manifestava, como regozijo dos poucos brioches atirados ao povo, vendendo a idéia de que a contratação de pessoas pouco qualificadas, como babás, cozinheiras, entre outras profissões dignas, é claro, o mesmo dava a entender tratar-se do máximo que a politica poderia proporcionar à população. Questionei-me então, na minha parca filosofia: é notório e sabido que, povo contente com o minimo que seus governantes lhes proporciona, é povo pobre e acomodado.
Essas mazelas de pequenas proporções até ajudam, mas mantem o cidadão longe do crescimento e da vontade de usufruir mais daquilo que lhe é devido pelo Estado e por seus governantes, um direito seu, por assim dizer. Preciso é que cada cidadão esteja de olhos e ouvidos bem abertos, atentos, se é que pretendem crescer enquanto ser humano e cidadão, ver seus filhos em boas escolas, professores realmente reconhecidos, com dignidade em salários e conhecimentos cientifícos aperfeiçoados. É muito mais que um empreguinho quebra-galho, é a roda da economia girando capital e investimentos, com distribuição de renda verdadeira. Não esse faz-de-conta brasileiro, enganoso, com merrecas atiradas aos pombos. É necessário deixar de sonhar para viver a realidade. Socialismo, sem trabalho, sem salário, sem diginidade, entre tantas outras coisas mais, serve somente para enganar aos bobos e encher de fleuma aos que querem, a qualquer custo, empregar à república de que somos todos iguais economicamente. Sonho de quimera e de tresloucados travestidos da ideologia do atraso, em que eles estando bem e os outros com pequenissímas condições, está ótimo.                    
OSMAR MARTINS LEAL - Servidor Público e Corretor de Imóveis.

20 comentários:

  1. Dá-lhe, Brossard de Livramento. Esse radialista é igual aos da sua cor partidária. Já teve que conchavar para entrar na "Casa do Povo". Vai ser exatamente igual aos outros. É só esperar para ver.

    ResponderExcluir
  2. Caro Osmar
    Em primeiro lugar dispenso a eminência,estimado corretor, servidor do DAE e ex-dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro.Sem problemas podes citar o radialista Dagberto Reis.Respeito de forma democrática, embora não concorde,com tua opinião sobre o socialismo,ilustrada com a frase de Winston Churchil. Acredito que a interpretação sobre o comentário que fiz na Radio Cultura, também esteja equivocada ou talvez não tenho sido minha colocação suficientemente esclarecedora.Não compactuo com a socialização da miséria e muito menos com a exclusão. Pelo contrário sou um defensor da inclusão, da participação popular e do socialismo que permita o crescimento social e econônico de todos e todas. Sabes, pois conheces minha atuação tanto profissional no rádio, quanto politica, que tenho pautado minha vida desta forma.Quando referia que a vinda de novos professores para a UNipampa representava mais empregos para a cidade citei alguns, mas esqueci de outros, inclusive da sua profissão estimado trabalhista, já que estas pessoas alugam ou compram casas na cidade.Além disso aqui se alimentam,abastecem seus veiculos, enfim tocam sua vida como cidadãos aqui radicados e isto abre espaço para novos empregos em muitas empresas.O mesmo acontece com engenheiros da Eletrosul que aqui chegaram para trabalhar em nosso parque eólico.Concordo contigo Osmar, nosso deficit de empregos é muito grande e precisamos de muito mais.Precisamos , principalmente de uma maior qualificação de nossos trabalhadores não só a formação acadêmica, mas também a técnica. Faço esta colocação por acreditar que caminhamos para o efetivo desenvolvimento econômico e social deste municipio, gerando mais emprego e renda, enfim oportunidade para todos.O governo Lula colaborou para isto geramdo estas oportunidades de emprego na cidade.Espero que o governo Dilma faça ainda muito mais. Desta forma deixaremos de exportar trabalhadores e trabalhadoras para a colheita da maçã em Vacaria, o que não deixa de ser um trabalho digno, cujos recursos acabam sendo investidos na cidade, mas que afastam as pessoas do convivio de sua familia e amigos. Espero ter contribuido para esclarecer minha posição, de forma respeitosa ao estimado trabalhista e aos leitores deste blog,menos aos anônimos, quer dizer os covardes, com os quais não posso dialogar simplesmente por desconhece-los.

    Um abraço

    Dagberto Reis

    Radialista- Acadêmico do 5º semestre de Gestão Pública ( Unipampa)

    ResponderExcluir
  3. OSMAR MARTINS LEAL27 de janeiro de 2011 15:21

    Eminência,
    Em nossas juventudes, todos somos sonhadores, querendo mudar o mundo, presas fáceis de lobos escolados. Em que pese a "boa vontade" de muitos, as experiências nos provam o contrário, não havendo um único lugar no mundo onde essa masturbação sociológica tenha produzido efeitos satisfátórios. Aqui mesmo, em nossa pequena aldeia, temos um belo exemplo: um ex-vereador socialista, até do seu partido no inicio, que depois de virar prefeito se deu às práticas capitalistas e mercantilistas, esquecendo então todas as suas ladainhas ideológicas de antes. É por isso que não se pode confiar, em ninguem.

    ResponderExcluir
  4. O senhor OSMAR MARTINS LEAL - Servidor Público e Corretor de Imóveis está criticando o socialismo e seus seguidores, ao assim fazer, está ele se colocando como exemplo de patrão capitalista, de que todos que trabalham com ele ou negociam com ele saem ganhando? Pra mim ele é mais um patrãozinho metido a pequeno burgues que busca se firmar criticando os outros. Práticas capitalistas e mercantilistas para ex-socialistas é crime, pra ele que é servidor público e corretor de imóveis as práticas capitalistas e mercantilistas são virtudes? É por isso que não se pode confiar em ninguém. Você confiaria num leal nem tão leal nas suas críticas?

    ResponderExcluir
  5. Estava demorando para aparecer um B.O. lambe-bolas. Mas como tem cachorro nessa cidade. Tanto quanto eu sei o Osmar nunca foi vereador nem prometeu mundos e fundos para "ganhar" eleições. Não deve nada a ninguem. Já de outros por ai não se pode dizer o mesmo. A propósito, "ex-socialista"? Mudou de lado? Faz tempo, não?

    ResponderExcluir
  6. OSMAR MARTINS LEAL29 de janeiro de 2011 05:46

    ALVAREZ,
    A pouco enviei a uma radio AM um artigo intitulado O ATRASO para que fosse lido por radialistas. Posteriormente, foi-me solicitado solicitado licença para veicular tambem em post do Blog Duplo Sentido, o que autorizei. Alguem se retratou, mas outros, como nunca tiveram coragem, ou as só de cebeleireiro, sentiram-se mais a vontade para colocar réplicas no anonimato. Eu, como nunca precisei esconder-me do que digo e faço, afinal perseguir de forma velada ou dissimulada é próprio de covardes. Quando declino de citar nomes, tenho por principío o respeito juridico de não permitir um justiçamento de pré-julgado, mas há muitos de saia ou calças curtas. Digo, aquelas de quando os meninos tinham de usar suspensórios, é minha réplica ao sonhador. Quanto aos Leal, esses tem origem basca, não se assustam com pouca coisa.

    ResponderExcluir
  7. Sem intenção de continuar a conversa... Com certeza absoluta, seu nome não deveria ser Osmar Martins Leal (mesmo com toda a linhagem basca, ao que parece ser algo extraordinário), mas "Máximo". Colhendo pareceres de uns e outros, com todos que conversei dentre as mais variadas opiniãos, um parecer predominou: ele é o máximo. Na política, como liderança. Na repartição como eficiência e prestatividade. No negócio particular: inconfundível - ele é o máximo! Além de nunca sentir-se dono da verdade, sabe defender suas teses, ouvir os outros e ser tremendamente ponderado. Graças ao seu sentido de liderança, todos a sua volta sentem-se amparados. Máximo e Leal, uma pessoa tão necessária ao meio, provavelmente venha participar da política santanense com a sua capacidade indiscutível e tão necessário. De minha parte venha contar comigo. Com todo o meu preconceito, saberei surportá-lo e dar meu voto de confiança ao ´"Máximo". Estamos a sua espera, seu "Máximo Leal". Não fique só no comentário, mas numa participação mais efetiva. Aproveite essa linhagem "Basca"!

    ResponderExcluir
  8. Hummm, esse é mais um da turma do "sem querer polemisar", sem querer isso, sem querer aquilo, mas estão ferrando com essa cidade. Pois eu lhe digo uma coisa: aqui, nos queremos polemisar sim, nos queremos discutir sim, e muito.

    ResponderExcluir
  9. Sem querer polemisar e já polemizando, a poucos anos atrás, nossa cidade tinha muitos terrenos à venda, um bem na frente da minha casa, que não é minha, mas da minha mãe e somos uns quantos herdeiros, pensei comprar, o preço era de 20 mil. Eu não tinha esse dinheiro, aí veio o projeto "minha casa, minha vida", crédito no banco para compra de terrenos e financiamento para a construção, sabe quanto passou a custar o terreno da frente da casa da minha mãe? 45 mil. É esse capitalismo que defende o Máximo Leal? É esse capitalismo que defende o DuploSentido? Quando recursos são colocados para que muitas pessoas possam ter suas casas, o capitalismo dá um jeito de ficar com a maior parte desse dinheiro. E ficam criticando o socialismo (que pra mim tem muitas falhas também), mas não defendem o capitalismo. O próprio capitalismo fudeu com o teu negócio de vigilância, Rubem Baz. Os gananciosos aumentam o valor de tudo para transferir o dinheiro do bolso dos outros para o deles. Ou o Máximo Leal está vendendo terreno bem baratinho, não majorou a oferta depois que aumentou a procura?

    ResponderExcluir
  10. ALVAREZ,
    Primeiro, voce está muito mal informado. O que "acabou" com o meu foi uma coisa típica do Socialismo: CORRUPÇÃO. E eu tenho documentos que provam o que eu digo, inclusive porque falo que Tarso Genro é um corrupto f.d.p. Quanto ao terreno que voce queria, isso é uma coisa do mercado, aumenta a procura, sobe a oferta. É natural. Agora, se voce fica ai esperando "recursos públicos" para fazer qualquer coisa, então eu sinto muito por voce. Quanto ao Leal, tudo o que sei é que ele tem muitos terrenos a venda, mas não sei nem o preço. Te informa melhor antes de te posicionar, meu filho.

    ResponderExcluir
  11. Em Tempo,
    Nos sistemas capitalistas de verdade, a Corrupção é punida de verdade, sem aliviar ninguem, seja pobre, seja rico. Aqui, ficamos nessa punheta sociológica, discutindo o sexo dos anjos. Por isso que os ilustres "representantes" do povo não querem mudanças, reformas. Para eles está muito bom. Dinheiro fácil, roubos, imunidade. Pra que mudar? Por mim já estava valendo o Salário Mínimo do DIESE, uns 2.300 reais. Mas algumas coisas tem que mudar. Ai não precisaria de programa de governo nenhum para ter direito de consumir o que se quiser. Entendeu ou vou ter que desenhar pra ti, Alverez?

    ResponderExcluir
  12. Deu pra ti, Rubem Baz, essa mágoa que tens contra os socialistas, a simples ideologia não explica. Corrupção há por todos os lados desde antes de Cristo, Judas e o escambau e tu só vê corrupção por parte dos socialistas. Ou tu és um cretino desvairado, ou um frustrado de marca que não se atura nem no espelho. E para com isso de qualquer coisa perguntar se quer que desenhe porque sei não sabes dar risco algum.

    ResponderExcluir
  13. "Tarso é um corrupto f.d.p" - É dessa forma que uma pessoa que quer chamar a população a participar da sociedade? O pouco respeito que tinha por ti, Rubem Baz, ficou menor. Não te respeitava como político, pois nossa ideologia é completamente contraria e não pretendo te convencer e creio também não ser convencido por ti a mudar minha ideologia. O pouco de respeito que te dispensava era por ser uma pessoa e toda gente merece, no mínimo, um pouco de respeito. Até aceito a tua luta pelo Partido Alfa, a luta no anonimato atravéz dos teus blogs e tens a tua utilidade. Mas como detesto o anonimato em qualquer circustância e vendo as barbaridades ditas aqui, também venho fazer um contraponto. Não se conquista respeito ofendendo as autoridades, mesmo que não acreditemos nelas, mesmo que a julguemos culpadas de alguma coisa, domina a tua raiva, coloca os documentos no lugar certo, vai a justiça e denuncia, mas não seja um mau exemplo social dizendo barbaridades. Se comedido com as palavras, assim como tens sido no teu blog anônimo, onde poupas muita gente da tua metralhadora giratória. Sinceramente, não creio na tua boa intenção política, não te creio muito diferente dos que criticas. Até não quero que publiques este comentário. Publica o anterior.

    ResponderExcluir
  14. DUCANA,
    Voce deve ser o ultimo dos idiotas do PT que ainda não se abonaram. Até o Dag vai deixar de ser pelado. E eu falo f.d.p. porque todo corrupto é um f.d.p. sim. Com relação ao Partido Alfa, ele ainda vai vingar sim, porque vai ser o dia em que nos obteremos JUSTIÇA para todos os que sustentam aquele nordeste e a sua corrupção que não termina nunca, cretinos f.d.p. sustentados a Bolsa Familia, por votos, cuja única coisa que sabem fazer é filhos e mais filhos, onde as vagabundas começam a fornicar aos dez, doze anos, vendidas pelos próprios pais. Bem se vê que voce não conhece nada mesmo. "Pega teus documentos e vai a justiça". Até que na Justiça local eu levo fé, porque eu conheço. Mas um processo desses nunca termina aqui, no Foro local. E ai é que tu não sabe de nada. Sei de desembargador que dá uma sentença e aceita uma garrafa de whyski. É nessa justiça que voce quer que eu confie? Mas tambem, que esperar de um pais onde universidades oferecem diplomas de doutor honoris causa para analfabetos? Esse sim, é o chefe dos cretinos, iguais a voce, que "realizam" só na propaganda. Na realidade a Educação brasileira está atras do Zimbabwe. Voce sabe onde fica o Zimbabwe? Duvido. E não adianta vir com desculpas que corrupção existe desde o tempo de Cristo. Sim, existe. A diferença é que no Capitalismo ela é punida de verdade. No Socialismo, vai sempre para baixo do tapete. Essa é a diferença.

    ResponderExcluir
  15. A proposito, Cretino,
    Assistiu a reportagem especial do Fantástico? Sobre Segurança Pública? Lembra quem era o grande ministro da justiça do Lullla? Isso ai é Socialismo, resolvem as coisas no papel, apenas. A pirotecnia das operações do Rio. Sabe me dizer quanto vai demorar para os traficantes voltarem a ativa? Não muito, com certeza. Viu a situação da Seg. Pública no Maranhão? Terra do maior de todos os f.d.p. do Brasil. Não por acaso o vagabundo que salvou teu "chefe-maior" de ser caçado na época do Mensalão. Agora viraram melhores amigos, a ponto de Sir Ney acompanhá-lo até São Bernardo no seu ultimo dia de vadiagem oficial. É disso que tu gosta, não é cretino? Hein? Fala.

    ResponderExcluir
  16. Agora que já falamos de "Inducação e Sigurança", não quer falar sobre Saúde Pública? Essa maravilha de serviço público oferecido em 16 anos de governos socialistas. Ou vai seguir a cartilha e por a culpa nos governadores, nos prefeitos? Lembre-se que quem fica com o dinheiro todo é o governo federal, antes de inventar mais uma mentira.

    ResponderExcluir
  17. Contra fatos, não há argumentos. Acho que entendeu. O tendre que te hacer um dibujo animado?

    ResponderExcluir
  18. estava eu aqui pesar, a muito seem procurar resposta,olha doeu quando seu Avarez falou a respeito de um sanguinio leal vejo q este cidadão não tem noção do q é uma responsabilidade ser LEAL NÃO SO NO SOBRENOME,mas na sociedade em geral, eu sendo irmão do osmar, e sempre orientado a resposabilizar-me pelo que digo e faço,estou abismado com o pensamento do mesmo,procure sempre respeitar antes de julgar. mesmo assim perdoo pela teu destoamento SOCIAL..

    ResponderExcluir
  19. Patricia leal , Ingrid leal20 de fevereiro de 2011 14:05

    So tenho uma coisa a lhe dizer, se o sr não conhece a familia leal não fale besteira.A sua confiança em nossa familia não faz a menor diferença .Ai eu lhe pergunto;será que dá para confiar num ALVAREZ?
    A confiança não está no sobrenome da pessoa, mas sim no seu caracter.Nós lhe fazemos essa pergunta por que está ao seu nivel,por que se formos analizarmos pelo seu caracter vai ser dificil. Agradecemos o senhor por ter chamado o seu OSMAR MARTINS LEAL de "MAXIMO LEAL" encontramos uma qualidade no senhor a SINCERIDADE .

    ResponderExcluir
  20. Lealdade sempre em todos os atos e em todos os fatos que o meu amado Máximo Leal fez e pode fazer pela sociedade mal tratada de Santana do Livramento. Pense, senhor Alvarez,antes de querer atingir ou criticar um sobrenome de uma família integra e principalmente leal em tudo que faz! Sei que, às vezes, pensar no próximo pode lhe parecer difícil já que a nossa sociedade santanense está acostumada a ficar na inércia de desmandos políticos de um socialismo falido esquecendo que a democracia é dela e esta deve revindicá-la sempre que se achar prejudicada.
    Por isso, de acordo com o que sou e aprendi a ser com o Máximo Leal, sou uma pessoa que ainda quer ver, mesmo com infima esperança,uma Livramento mudada e questionadora de seus direitos!
    Pense antes de escrever... as palavras tem seu peso!
    Acadêmica do 4° semestre de Fisioterapia (Universidade Federal do Pampa)

    ResponderExcluir