domingo, 29 de janeiro de 2012

GUILHERME BASSEDAS COSTA, O PROFESSOR

Meu relacionamento com o ex-prefeito se deu através de uma campanha politica, a de 2004. Nessa época o PTB era a "bola da vez" diziam as pessoas, com o Ico na cabeça para prefeito. Não precisava nem coligação, diziam alguns. Bom, isso foi até o Moreira ser picado da mosca azul e resolver que ele é que deveria ser o futuro prefeito. Falava coisas e mais coisas do Ico, essas coisas, muito comum por aqui. Dizia que ele, Moreira, já tinha feito 18.000 votos a deputado, etc e tal ... Rachou o partido e começou então a busca por coligações para Sérgio Moreira. Num desses tantos encontros, lá no PP, ouvi do próprio professor Guilherme: "temos que nos juntar porque se entregarmos a Prefeitura para o Wainer ele vai destruir a cidade". É, ele sabia das coisas. Sérgio Moreira não conseguiu se coligar, se cagou e desistiu. E o resultado voces sabem, o Ico retomou a campanha, com o partido rachado, S. Moreira e sua turma fizeram campanha para Wainer, com farto material comprobatório, que não ganhou a Eleição, ganhou "a Prefeitura". E ai aconteceu uma das coisas dessa politica atual que eu não aceito: ao término da campanha era concenso geral do partido pela expulsão de Moreira, que se reelegeu, para deixar ele sem partido para não poder tomar posse. Ico foi "conciliador", não quis fazer e ai eu saí do partido. Isso me mostrou o carater dessa gente, pois hoje ele está se unindo com o próprio Wainer  para tentar ganhar "a Prefeitura". Mas voltando à campanha, depois daquelas palavras do professor, a ultima coisa que se poderia esperar era que ele, que disse aquilo, fosse descer a Andradas abraçado com o próprio Wainer, faltando dias para a Eleição. Mas desceu. E eu assiti aquilo, da porta do Comite Central e fiquei pensando: que lição ele estava me dando naquele momento. Uma lição de politica. Bem, o resultado voces sabem, o PSB ganhou "A PREFEITURA" e as coisas começaram a acontecer. Mas um prazer eu tive, acho que tambem dei o meu recado, pois ao chamar a campanha para eu mesmo, no melhor estilo Glênio Lemos, conseguimos fazer 1.000 votos a mais que o Professor, que era a máquina pública em ação. Valeu. Meus respeitos à familia, ao Paulo, com quem mantenho um relacionamento mais pessoal, conversamos as vezes, ao Bimbo, ao Janja, com quem não falo muito e principalmente ao Professor Guilherme. Que Deus o acompanhe até sua ultima morada. Valeu. Foi um guerreiro em seu tempo.       

2 comentários:

  1. Oi! Sou a MªCristina, também filha de Guilherme, e, por conta da leitura que fiz a sua postagem, devo agradecer, sobre tudo, as palavras de conforto que foram enviadas aos guris, que as recebo para mim de bom grado.
    Para finalizar, corrijo uma nota publicada no Jornal a Platéia, na edição do dia 29, quiçá, esta faça justificar o pq chego a vós, sem mesmo conhece-lo e me perdoe se assim não é. _ o Legado maior que nosso Pai nos deixou, foram seus Amigos, tesouros imensuráveis, que fizeram desse homem simples, somando-se a sua idionssicracia uma pessoa maravilhosa, colendo pelo que plantou certamente com gosto, quem sabe, outros plantios, por vezes, por necessidade, frutificaram com reconhecimento, daí o acréscimo aos outros ensinamentos por nós recebidos. Digo que meu Pai, escreveu a maioria das páginas da sua história, uma linda história de vida, quase integra de alegrias, com a colaboração desses Amigos.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. M. Cristina,
    Pouco convivi com seu pai, infelizmente. A única vez foi em uma campanha politica, em lados opostos, onde eu defendia um projeto que não valia a pena. Graças a Deus não fui eleito. Eu teria sido o pior vereador que Livramento jamais teve em sua História. Eu não tinha nem o conhecimento nem a experiência necessária para lidar com essas cobras da politica. Frizo, não tinha. Infelizmente, tanto eu como seu pai, nos deixamos levar pelo excesso de confiança em algumas pessoas que jamais a mereceram. Mas perderam eles, porque dinheiro ninguem leva para a outra vida. Fica tudo ai, alem de um nome desonrado. Não é o caso de seu pai. Mais uma vez meus pêsames a voce e à toda familia. Vamos deixar o Professor descansar. Ele merece. Obrigado por seu contato.

    ResponderExcluir