sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DANUBIO BARCELOS

Muitas e muitas pessoas, amigos, conhecidos e outros me pediram para falar no rádio mas, sempre um mas, eu decidi que não falaria de um colega a quem tenho muito apreço. No rádio. Mas aqui na internet eu vou fazê-lo, até porque espero que voce tome conhecimento de fato. E porque falarei exatamente o que penso a respeito do episódio Danubio Barcelos X  CQC. Naturalmente, professor, que voce pisou na bola. E feio. Para um comunicador com tanto tempo de rádio, voce me entra em rede nacional para dizer que mora num lugar onde se pode botar um pé em cada país ao mesmo tempo e que tem uma fonte luminosa no meio da praça. É pra rir mesmo. Que cidade desse país não tem uma fonte luminosa no meio de uma praça? Mas dizer aquilo, que voce pode fazer a sala no Brasil e o banheiro no Uruguay, foi ofensivo a los hermanos, foi sim. Voce, como comunicador, com certeza poderia dizer muitas coisas lindas a respeito da nossa fronteira, mas nunca aquilo. E mais, ocupar um espaço nacional como aquele para falar mal da cidade, do prefeito? Pegou mal, até porque voce trabalha num grupo de comunicação que pertence a alguem que voce sabe, com muitos rolos com esse mesmo prefeito. Ou vai se fazer? Dizendo que tambem não sabe de nada? Efeito Lullla da Silva? Não vi, não ouvi e não sei de nada. Porque voce não mostrou o jornal que voce tinha na mão? Não podia? Era o Correio do Pampa? Claro que era, todos nós sabemos disso. Foi mal, professor, foi mal. Mas voce é novo, ainda pode se recuperar. Espero que o faça.    

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

17 CADEIRAS

Em segunda votação foi aprovado o numero de 17 cadeiras a partir de 2013. A discução em torno dos custos foi exaustiva, por parte do Vereador B. Fontoura. Mas uma coisa é certa, excelência: criar despesas com o dinheiro dos outros, qualquer um faz. Não precisa muito. De minha parte eu digo para voCes, eu iria até sem salário, coisa que eu sou contra, pagamento de salário para vereador. As coisas seriam diferentes, com certeza. Aliás, eu devo ter nascido no lugar errado, no tempo errado, pois por vezes dá vontade da fazer umas coisas com uns "queras" ai que não se pode falar. Mas trabalho para mudar isso, mais cedo ou mais tarde, um dia acontece. Acontece em tanto lugar por ai, mundo afora. Porque não poderiamos conseguir nós, brasileiros? Claro que vamos conseguir nos livrar dos "estrumes" que estão ai, cagando leis, sem nenhuma competencia ou por interesses pessoais. "Democraticamente". 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

YASSER ARAFAT

Eu tenho falado no rádio e vou repetir para voces: é chegada a hora, mais do que nunca, do povo palestino ter sua Pátria, seu local de referência  no mundo. Eu sou um admirador da luta de Yasser Arafat porque todos os que lutam pela LIBERDADE são meus irmãos. O Brasil tem que usar do poder global que acaba de conquistar para fazer valer o direito à Vida, à Liberdade. Embora alguns do partido do governo prefiram exatamente o contrário, como Lullla, que chamava Kadaffi de "irmão". Talvez seja por isso que o PT tenha somente projetos de poder, não de governo. Mesmo que os EUA votem contra a entrada do Estado palestino na ONU, não importa. O que realmente importa é que os palestinos tenham a sua Pátria e a pátria dos palestinos é na Palestina, na Faixa de Gaza, e para isso os colonos judeus tem que sair de lá. Lá não é o lugar deles. Arafat morreu sem ver o sonho da Pátria Palestina realizado mas sua luta nunca foi em vão. E agora ela deverá finalmente chegar ao fim. Torço por isso. Assim como tambem torço para que um dia, nós, brasileiros, tambem possamos por fim a 700 anos de dominação dos Estamentos Portugueses, sistema que nos domina até hoje e produz isso que voces veem na TV todos os dias, gente morrendo em portas de hospitais, crianças sendo paridas no meio da rua, criminosos matando sem piedade e muitas outras merdas que nos cercam. Mas isso vai terminar. Ha, se vai.       

sábado, 24 de setembro de 2011

DEMÉRITO

Hoje encontrei um jornalista que escreve para um grande jornal da capital e cobrei dele a matéria sobre as armas vendidas livramente em Rivera, República Oriental del Uruguay. Disse-lhe com todas as letras: "estás prestando um desserviço à nós, da Fronteira, que vivemos "in border line", por assim dizer. Claro que eu defendo um controle efetivo de armas, especialmente aos adultos que não sabem ter, possuir uma arma, como esse GCM de Santo André, cujo filho de 10 anos levou para a escola um arma dele e atirou numa professora e depois se matou. Se não sabe como deve ser a posse de uma arma, que não a tenha, ainda mais quem tem filhos pequenos. Mas o fato é que toda vez que um jornalista escreve sobre armas, no Uruguay, esquece de fazer uma diferenciação que muda tudo: Rivera é uma cidade, capital de um Departamento que fica em outro país, o Uruguay. Só isso. O nivel de Educação e a legislação deles permite que se vendam armas e munições livremente. Aqui, no Brasil, não. Só que cada vez que um jornalista escreve uma bosta dessas nos jornais daqui, porque é moda falar disso, o que ele consegue é atrair mais fiscalização ainda do que já temos. E perdemos todos, pois turistas deixam de vir à Fronteira, divisas, dinheiro deixa de circular, vendas não são feitas e empregos, postos de Trabalho podem ser fechados. E ai? É bom escrever desse jeito num jornal? Claro que não, pois alem de criar problemas sócio-econômicos para todos, não resolve  nada. Espero que alguem faça alguma coisa a respeito. Isso não deve continuar assim.            

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TRADIÇÃO DE AMÉRICA


Em um Evento na Câmara de Vereadores tive o prazer, e porque não dizer a honra, de poder "sacar una foto" com as belas bailarinas do Grupo de Danças Tradição de América, brilhantemente dirigido pelo Adão Egles. O trabalho desenvolvido pelo Adão e seu grupo de danças é reconhecido Brasil afora e busca levar para as pessoas o culto às nossas tradições, em especial a Dança, a manifestação cultural mais alegre que existe. Parabens às meninas e sucesso.  


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

APORREADOS DO JARDIM EUROPA

Todo mundo tem um Galpão, para se reunir com os amigos, para tomar mate e charlar com os amigos, saborear uma boa vaca atolada ou um bom assado. E é claro que eu tenho o meu, aqui em casa mesmo, já conhecido de alguns amigos. Mas agora eu vou divulgar a listagem dos Fundadores do meu Galpão Crioulo, o APORREADOS DO JARDIM EUROPA, de Ruben Baz y Amigos.


OS AMIGOS:

- O índio Sepé Tiarajú, de S. Luis Gonzaga. (Essa Terra tem Dono)

- Cb Chico Diabo (José Francisco Lacerda), de Camaquã.

- Cel. Onofre Pires, de Porto Alegre. (Rio Sarandí, Livramento, 27.02.1844)

- Gen. David José Martins (Canabarro), de Taquari.

- Cmte. Jacinto Guedes da Luz, de Triunfo. (Morro seco, mas não entrego)

- Cel. João Francisco Pereira de Souza, do Caty.

- Gen. Jose Antonio Flores da Cunha, de Livramento.

- Ten. Gregório Fortunato, de São Borja.

- Dr. Mario Cunha, de Livramento. (Jornal A cidade, “cidade do já teve”)

OS VISITANTES ILUSTRES:

- Dr. Julio Prates de Castilhos, da Fazenda da Reserva.

- Cel. Firmino de Paula e Silva, de Cruz Alta. (Boi Preto)

OS MARAGATOS CONVIDADOS:

- Cel. Adão Latorre, de Bagé. (Potreiro das Almas, Rio Negro)

- Gen. Honório Lemes, nascido em C. do Sul e criado em Rosário do Sul. “Quero Leis que governem homens, não Homens que governem leis”.

- Glênio Lemos, advogado, prefeito e deputado. Meio louco, mas só meio.

- Piá de Estância, NEGRINHO DO PASTOREIO.

E, é claro, mais uns 3 ou 4 Cimarron, porque “no me gusta pelear solito”.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CONGRATULATIONS, MISS LEILA

Parabens, Miss Universo Leila Lopes. Pela primeira vez no mundo uma negra ocupa uma posição que era quase que exclusivamente destinada às loiras. E que negra. Linda a não mais poder. E conquistou os jurados não só pela beleza como principalmente pela simpatia, humildade e inteligência. E com um detalhe a mais: ela fala portugues. E não é qualquer portugues, é o portugues de Portugal. Angola, na verdade. Eu, quando ia a Rio Grande, ficava horas e horas no hotel, assitindo aos canais a cabo de Portugal, pois é exatamente o que me encanta, o sotaque portugues, suave, delicado, sensual até, por assim dizer. Para que todos saibam, se Deus me conceder a benção, um dia ainda vou casar, pela terceira vez, com uma deusa dessas que haverei de desposar diretamente em Angola, como Leila. Que fique bem claro, não estou me queixando, sou muito feliz com minha amada esposa atual e estarei casado com ela ainda por muito tempo. Mas o futuro a Deus pertence. Seria apenas uma espécie de ultimo pedido concedido pelo Altissímo, apenas isso. Parabens Leila, que Deus a proteja e que voce continue sendo essa pessoa linda, por fora e por dentro.     

sábado, 10 de setembro de 2011

17 VEREADORES

Ontem foi a audiência pública para debate sobre o texto do Projeto de Lei que vai definir o numero de parlamentares que comporão  a próxima legislatura da Câmara de Vereadores, a iniciar-se em 2013. Dos nove vereadores com direito a voto, seis ou sete já se posicionaram a favor de 17 vereadores e acredito mesmo que até os contras, até agora, Edu Oliveira e Nelmo Oliveira, tambem vão acabar por se posicionar a favor de 17 membros na casa. Mas não é isso que importa. O importante é que aquela Casa Legislativa volte a ser a Casa do Povo, que tenha novamente representatividade perante essa população. Quando isso ocorrer, a convergência dos poderes levará ao preeenchimento dos anseios da população, não do Executivo, como ocorre agora, nem somente dos Srs. vereadores. Se vai ser com um repasse de 7 ou de 5% do Orçamento Municipal, ou mesmo com Zero %, não importa. O importante é que lá estaremos para lutar em prol de todos, do coletivo e não de interesses individuais. Se as ruas tem buracos, se os médicos não atendem, se as escolas não tem merendas, não tem sequer papel higiênico para os alunos, a culpa tambem é dos Srs. Vereadores, que não fazem o básico daquilo que se espera deles, legislar e FISCALIZAR o Executivo.      

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DESFILE OU CAMPANHA COM PRESTAÇÃO DE CONTAS NA RUA?

Abrir um desfile do Dia da Independência da Pátria com ônibus escolares, ambulâncias e muitas outras viaturas do serviço público foi uma forma de fazer política que não deveria ser feita no Dia da Pátria. Fazer política, com faixas nos ônibus escolares com dizeres “COMPRADO E PAGO”, foi uma demonstração de falta de ética cívica muito grande. Políticos tem outros 363 dias por ano para fazer política, mas no dia da Pátria e no 20 de Setembro, não. E porque “comprado e pago”? Existe algum lugar onde se pode comprar e não pagar? Se tiver, por favor, me avisem, também quero ir lá comprar. Por outro lado, se temos tantos ônibus comprados, porque ainda temos empresas terceirizadas contratadas para transportar nossos alunos? Também foi notório o grande numero de ambulâncias novinhas colocadas no desfile. É estranho, pois todo mundo fala que quando precisa de uma, não tem. Mas uma coisa ficou cabalmente demonstrada: a DESORGANIZAÇÃO do Desfile da Pátria. Seis horas e quinze minutos de desfile foi longe demais. Mães estressadas, crianças cansadas, professoras irritadas. Gente, é um DESFILE do Dia da Pátria, só isso. Não tem que ter apresentações, demonstrações e atividades outras que não são correlatas ao Dia da Pátria. E a prefeitura deveria ser a ultima a desfilar, com o prefeito e seus secretários encerrando o desfile a pé, na Avenida, sendo aplaudidos pelo povo, absolutamente tranquilos por haverem cumpridos seus deveres para com a população, o município, o Estado e a Pátria.

Por outro lado, as coisas não estão lá assim para Independência ou Morte nesse 7 de Setembro. No Rio, os traficantes voltaram ao Morro do Alemão, com Exército, UPP e tudo. É o Brasil, aqui não se resolvem as coisas, como em outros países, aqui só empurram os problemas para mais adiante. A inflação anual chegou em 7,23%, acho que D. Dilma vai conseguir ultrapassar a casa dos dois dígitos, mais de 10,00%. Eu já expliquei pra vocês o que é Inflação: é o índice que mede a falta de vergonha na cara dos governantes. Quanto maior, maior a falta de vergonha. Ta todo mundo se dando bem, metendo a mão. Aqueles que vem logo abaixo e que podem marcar seus preços também começam a meter a mão, remarcar, aumentar. É a tal da bolha inflacionária. Mas o que se pode esperar de um pais, onde seu ex-presidente, Lulla da Silva, explodiu todas as contas públicas para eleger sua sucessora? E ainda vai para um congresso partidário, falar, com apenas oito meses de governo, que sua pupila precisará de mais quatro anos, alem dos 3 anos e 4 meses que ainda lhe faltam para governar, para conseguir fazer alguma coisa. E acompanhado de chefe de “sofisticada organização criminosa”, Zé Dirceu, que foi efusivamente aplaudido por todos os presentes. É aquilo que todos nós sabemos a muito tempo: “Dize-me com quem andas, que te direi quem és”.

sábado, 3 de setembro de 2011

PLANO DIRETOR

Essa semana que entra eu vou me ocupar do assunto Plano Diretor na rádio, a pedido de um apoiador de campanha e amigo. É um absurdo o que está acontecendo aqui em Livramento. Está proibido a construção de prédios de mais de tres andares. Mas pelo amor de Deus, em nome de que isso está acontecendo? Não venham me dizer que se trata de "crescimento autosustentado" ou "qualidade de vida ambiental", aqui, em Livramento? Uma cidade que precisa se desenvolver, gente que precisa trabalhar, pedreiros, armadores, aux. de pedreiros, eletricistas, instaladores hidráulicos, azulejistas, serralheiros, etc ... Toda essa gente querendo trabalhar, sem falar nos investimentos e empregos que virão depois, sejam hoteis, comércios ou outros, e tudo parado por que meia duzia de veados ambientalistas estão preocupados com "qualidade de vida ambiental" numa cidade onde as pessoas passam fome, não tem empregos, não tem remédios, não tem educação. Para eles deve estar bom. E não pensem que voces vão falar com um ignorante, eu sei muito bem o que é TO, IA e outros mais que fazem parte desse código. Vou falar e muito, daqui até quando eu me cansar dessa bosta de código. Isso vai ter que mudar. Ah, se vai. Sem falar no "jeitinho" para conseguir licenças com o engenheiro "amigo", indicado pelos do governo para construções em áreas de 100m2. Infelizmente, brasileiro, e outros mais, nunca pensam no coletivo, só pensam em como "assaltar" os pobres com os seus jeitinhos.     

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

15 OU 17 VEREADORES?

A discussão está estabelecida. Vereadores que antes se diziam democráticos agora mudaram de posição, acham normal mudar de opinião, e deve ser, mas quando o assunto é esse, numero de vereadores na Câmara de Livramento, o povo é que deve se posicionar. Pessoalmente sou favorável aos 17, como estabelece a nova Lei, em municipios até 90.000 habitantes. E explico porque: 10, 15 ou 17 não quer dizer nada em relação à despesas, pois o repasse se manterá fixo em 7% do Orçamento Liquido do municipio, não importando quantos sejam. Mas digo que sou favorável aos 17 vereadores na Câmara porque com isso vai aumentar a representatividade lá, dentro da casa, porque essa é a escência da Democracia, a participação popular. Atualmente manda lá dentro o Executivo, que aprova o que quer e o que não quer. Tambem manda um grupelho de vereadores que detem o poder dentro da Câmara, uns tres ou quatro, que são esses que estão sempre na Presidência da Câmara. Com vereadores de menos e dinheiro de mais o resultado é esse que estamos vendo ai nas manchetes policiais, os senhores vereadores transformaram a Casa do Povo em uma pocilga, onde a farra dos combustiveis é apenas a ponta do iceberg. Tem mais, senhores, muito mais. Mas vamos trabalhar para remover esses "donos do poder" de lá e escancarar as portas da casa para os verdadeiros donos dela, o sempre esquecido Sr. Povo.